O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que vive em Shangai, na China. |
Doutor Zhuang, uniu conhecimentos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa e a Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos.
O objetivo principal do Lian Gong em 18 Terapias é a de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações, etc. hoje tão freqüente nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórias.
São exercícios preventivos e curativos, cuja pratica põe em movimento o “Chi” (energia vital) em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC medicina tradicional chinesa, que diz o seguinte: “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humano , os fatores negativos não podem invadir”.
Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões.
Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo.
O sistema completo do Lian Gong em 18 Terapias é composto de 3 partes:
Primeira - Parte Anterior - Lian Gong Qian Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:
• Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros
• Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar
• Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas
Segunda - Parte Posterior - Lian Gong Hou Shi Ba Fa
18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries:
• Série 4: 6 exercícios para articulações
• Série 5: 6 exercícios para tendões
• Série 6: 6 exercícios para órgãos internos
Terceira - Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji
Este conjunto de 18 exercícios recebeu do Dr. Zhuang o nome de "I Qi Gong (cultivo e beneficiamento do Qi) - continuação do Lian Gong em 18 Terapias" e serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.
A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva aproximadamente 12 minutos para ser realizada.
Na Medicina Tradicional Chinesa, dá-se atenção ao "ZHEN QI" em suas terapias. Quando o "Zhen Qi" está pleno no interior do corpo humano, os fatores negativos não poderão invadir. Aliado a outras terapias, o "Lian Gong em 18 Terapias", potencializará mais rapidamente os resultados. (dizeres abreviados do Dr. Zhuang Yuan Ming).
Pressionar diretamente no local dolorido, deve-se pressionar para obter o Qi no local.
Pressionar persistentemente o local para obter o Qi. Ao localizar a região dolorida, deve-se massagear, combinando forte e fraco.
Integrar o ponto com a região começando massageando e expandir até atingir a região.
Soltar os tecidos moles.
Movimentar os tendões e as articulações.
Restabelecer a função do corpo.
AS 11 FRASES QUE SINTETIZAM O LIAN GONG EM 18 TERAPIAS.
O movimento das 18 terapias concentra a sua movimentação em uma determinada região do corpo, operando melhora de uma patologia localizada, com a participação de todo o corpo.
Para treinar com alegria não deve haver preocupação obsessiva em acertar a forma do movimento e nem ser displicente em relação aos padrões principais que orientam a prática.
Os movimentos lentos, contínuo e homogêneo induzem o Qi a percorrer o corpo levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo.
A respiração bombeia o SOPRO para as extremidades, auxiliando a realização do movimento.
A realização do movimento das 18 terapias com os segmentos do corpo ordenado e alinhado possibilitam executar os exercícios de forma simples, econômica e com pouco dispêndio de energia.
Na prática das 18 terapias, deve-se conquistar gradativamente movimentos cada vez mais amplos.
"Que a Intenção lidere o Qi, que este dê origem a força interna e que a força interna alcance os 4 membros". (Princípios das artes corporais chinesas)
Onde chega o Qi chega o efeito terapêutico.
Nota: As 11 Frases estão nos livros apresentados neste site.
• É um dos mais completo sistema de alongamento.
• É uma Ginástica de Alto Nível.
• Propicia trabalhar as cadeias musculares superficiais e as mais profundas.
• Pode complementar qualquer modalidade esportiva, que exige força, velocidade e impacto e até a simples caminhada.
• Ajuda a combater o estresse, que para mim é a porta de entrada das doenças.
• Além de atuar no campo das doenças ósteo-musculares, atua nas disfunções orgânicas, é também um ótimo instrumento no campo da psicologia.
• Coloca-se como uma Cinesioterapia Global. (prof. Nelson Iba)
Pessoas de qualquer idade poderão estar praticando o Lian Gong em 18 Terapias, desde crianças até idosos, porém deverão respeitar os seus limites. Os movimentos deverão ser executados sempre de forma alegre, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações de seu médico.
Há casos que a técnica é muito benéfica, mas sua pratica deve ser realizada com adaptações e cuidado na amplitude, dosagem e intensidade dos movimentos. Pessoas idosas ou portadores de determinadas patologias, deverão receber orientações específicas de seus instrutores.
Em quais situações a prática do Lian Gong em 18 Terapias não é indicada?
Conforme orientações do próprio Dr. Zhuang, o Lian Gong em 18 Terapias não deve ser praticadas por pessoas com câncer na fase ativa, somente apos controlado é indicada para ajudar na recuperação.
Mulheres grávidas, não são recomendadas a sua pratica
Pessoas que se encontre em fase aguda de uma inflamação ou infecção (febre, gripe muito forte, inchaço e parasitoses graves, etc.)
Na fase de cicatrização após cirurgias ou fraturas, porem, após a consolidação dessa cicatrização é recomendada, pois os exercícios possibilitam dissolver as aderências dos tecidos, alem de fortalecer os ossos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário