Introdução
Estamos no tempo de aprender a viver com qualidade, não apenas sobreviver. O corpo físico pede movimento, alongamento e oxigenação para manter-se saudável. Estes elementos são distantes do cotidiano de todos nós, levando o corpo à degeneração precoce com sintomas variados e doenças.
Através dos movimentos dos exercícios chineses busca-se o equilíbrio e um respeito todo especial com a saúde, que é a integração do corpo, da mente e do espírito.
A pratica regular dos Exercícios da Medicina Tradicional Chinesa, trata e previne dores em tendões, músculos, articulações e as doenças crônicas que se desenvolvem a partir do mau uso do corpo físico. Estas praticas treinam e exercitam o corpo de maneira harmônica simples e consciente transformando-o em fonte de vitalidade e harmonia.
As 18 Terapias são um método de exercícios de Lian gong, elaborado na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa. O seu treinamento estabiliza, fortalece e refina a qualidade dos músculos, tendões e ossos do corpo, harmonizando as funções dos órgãos internos, purificando e protegendo as vias respiratórias. O objetivo das 18 Terapias é alcançado através de desbloqueio e ativação do fluxo do sopro (qi) (sopro que regula e estabiliza) pelo corpo, proporcionando a vitalidade necessária para reconduzir o corpo ao restabelecimento de seus movimentos naturais e aos seus padrões apropriados de organização e harmonia.
Tai Chi Chi Kung ,teve como origem o Tai Chi Chuan que é uma arte marcial. O seu objetivo é promover o equilíbrio entre o yin e o yang, desenvolvendo da consciência interna. O Tai chi chi kung enfatiza a maciez e a fluidez; promove o desenvolvimento da sensibilidade em relação ao chi, ensina a regular o corpo, a respiração e a mente. Provoca um profundo relaxamento do corpo todo, acalma e concentra a mente, além de ajudar a circular o chi nos doze canais da grande circulação de energia, ativando o fluxo de energia
O objetivo principal é fazer o praticante dominar o vazio, que originou o chi e que criou o Tai Chi, por meio das forças da natureza unificando-as com a do homem. Mente e intenção são muito importantes nessa técnica. O tai chi chi kung é uma pratica leve e fácil de aprender, o sistema de treinamento consiste em movimentos harmoniosos e flexíveis que buscam sincronizar a concentração externa através de imagens propostas pelos movimentos, com a concentração interna através dos pontos nos canais de energia promovendo a harmonização das atividades cerebrais e das emoções, prevenindo e tratando doenças que tem sua origem nos desequilíbrios energéticos e químicos ( estresse, depressão, hipertensão etc.).
Assim sendo, este trabalho tem como objetivo promover uma aprendizagem solidária por parte dos idosos, pela aproximação do aprendizado junto aos participantes do grupo , através da exposição e troca de idéias, levando-os ao fortalecimento da auto confiança e espírito de fraternidade.
O Chi Kung é um método que, com base no antigo conceito da vida como um todo e com uso da consciência, visa mobilizar e aplicar o fluxo energético no campo magnético, assim a alma e o corpo se tornam altamente harmoniosos .É uma forma terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Objetivos
Na correria do dia a dia, o estresse faz com que as pessoas precisem de uma atividade que traga harmonia e equilíbrio. A execução das artes corporais tem como objetivo oferecer equilíbrio ao corpo e a mente melhorando a qualidade de vida do praticante.
O Sistema completo é composto de 3 séries:
18 Terapias Anterior: Os primeiros 18 exercícios, criados para prevenir e tratar de dores no corpo.
série 1 - 6 exercícios para o pescoço e ombro
série 2 - 6 exercícios para costas e região lombar
série 3 - 6 exercícios para glúteos e pernas
18 Terapias Posterior: 18 exercícios criados posteriormente, para prevenir e tratar de dores nos tendões, articulações e disfunções dos órgãos internos, divididos em 3 séries
série 4- 6 exercícios para as articulações
série 5- 6 exercícios para tendões
série 6- 6 exercícios para os órgãos internos.
18 Terapias Continuação-I Qi gong (beneficiamento dos sopros): Os exercícios foram criados para prevenir e tratar das vias respiratórias.
Cada parte de 18 exercícios leva, aproximadamente, 12 minutos para ser realizado sendo que, a prática das 3 partes dura, aproximadamente, 36 minutos.
Os benefícios para quem pratica
A inatividade e o sedentarismo constituem hoje em um comportamento praticamente epidêmico. Todos em qualquer idade, são estimulados cada vez menos ao movimento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já há muito tempo definiu saúde como um estado de bem estar bio psico social, ou seja, um estado de equilíbrio entre todos os determinantes físicos e emocionais do ser humano.
Hoje as artes corporais da Medicina Chinesa são conhecidos por sua eficiência no beneficio da saúde física e mental do seus praticantes. A sua prática constante põe em movimento a energia de todo o corpo, ajudando a circulação do sangue e estimulando a lubrificação das articulações, melhorando portanto, a respiração proporcionando o aumento da elasticidade, do equilíbrio e trazendo vigor para o corpo.
Se praticado regularmente oferece benefícios já investigados experimentalmente, como melhora do equilíbrio, redução da pressão sanguínea em repouso, aumento das células T do sistema imunológico, redução da ansiedade, redução do risco de queda dapopulação idosa, aumento da eficiência respiratória, queda dos índices de hormônios ligados ao estresse (cortisol salivar) melhoria da flexibilidade das articulações, entre outros.
Pessoas que não suportam elevação da freqüência cardíaca e da pressão arterial, inevitáveis em atividades como caminhar, conseguem realizar com segurança e conforto suas necessidades individuais após a prática regular das atividades, pois diferentemente dos exercícios convencionais, oferece ao praticante um momento de relaxamento imediato, trabalhando sistematicamente com a respiração profunda e consciente, aumentando assim o fluxo de oxigenação do sangue nas extremidades do corpo. Cardíacos e hipertensos conseguem realizar com conforto os exercícios.
Além de tantos benefícios, os praticantes dos exercícios das artes corporais chinesas adquirem maior aptidão para realizar tarefas cotidianas inclusive as profissionais, com melhora da integração no ambiente de trabalho e maior motivação para execução das atividades e para cuidar de si próprio, além de oportunidade de exercitar o corpo reduzindo as chances de ficar doente, adquirindo aumento do humor e disposição no dia a dia.
Quem pode praticar
As Artes Corporais da Medicina Chinesa são indicadas para todo tipo de público, de todas as idades. Por ser um exercício de baixo impacto, não causa nenhum tipo de lesão e não apresenta contra-indicações, inclusive para pessoas que tenham restrições a outros tipos de práticas, como diabéticos, hipertensos e cardiopatas (desde que seja feito acompanhamento médico)
Reflexões
É importante que cada um de nós encontre esse fluxo naturalmente, quando sentimos, escutamos o nosso corpo e não oferecemos resistência ao movimento, tudo flui naturalmente. Certamente nosso ser vai encontrar esse fluxo e caminhar com ele. Às vezes os movimentos que trabalhamos através de formas clássicas ou simplificadas, não se adaptam às pessoas. Cada um possui seu fluxo individual que difere dos outro. Chegará um tempo, para cada um de nós, em que encontraremos nosso fluxo natural. A partir daí, estaremos movimentando nosso corpo através desse fluxo.
“Ao nascer, o homem é suave e flexível
Na sua morte, é duro e rígido
Plantas verdes são tenras e úmidas;
Na sua morte, são murchas e secas.
Um arco rígido não vence o combate.
Uma árvore que não se curva, quebra.
O duro e o rígido tombarão.
O suave e o flexível sobreviverão.”
(Dao de Jing verso 76)
Maria do Carmo Lima Braga
Professora de Educação Física com formação em Arte Corporais da Medicina Chinesa.