É uma antiga Arte Marcial de origem chinesa, fundamentada na observação do movimento dos animais, da Natureza e dos seus ciclos, transmitida de geração em geração. Atualmente esta Arte é praticada no mundo todo. Os princípios do Tai Chi Chuan são extensos e estão associados à sabedoria taoista do cultivo da saúde e do bem estar por meio da vida natural, exercícios respiratórios e da prática de movimentos lentos, suaves e relaxados. No ideograma que o representa estão, em sequencia, o ser humano em equilíbrio com o Universo (Tai, o Supremo), que encontra, desenvolve e absorve sua fonte de energia primordial (Chi), por meio do movimento, exercícios e práticas corporais que visam sua evolução permanente (Chuan).
As consequencias mais óbvias são a melhoria significativa na postura e do metabolismo. Treinar Tai Chi é como "acariciar nuvens";sua prática propicia sensação de paz, auto controle, serenidade e flexibilidade incomparáveis. É também chamada de Arte Marcial Interna, pois desenvolve inicialmente os aspectos interiores do praticante, a partir da respiração e do desenvolvimento da flexibilidade e do controle suave dos movimentos. Como diz o Mestre Lalo - Salomão Bernardo Vinitsky : " as primeiras lutas a serem vencidas, são contra o estresse, a doença e o envelhecimento precoce".
QUEM PODE PRATICAR O TAI CHI CHUAN ?
Qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer condição pode praticar o Tai Chi Chuan. Sua prática pede roupas leves e calçado baixo (sapatilhas) ou mesmo descalço, se o piso permitir. No início é comum "sentir" um pouco mais as pernas e coxas, mas em pouco tempo e com a prática, esta sensação é substituída por um grande bem estar e plenitude. O conceito de performance no Tai Chi Chuan é alcançar o máximo desempenho com o mínimo de energia. Por isso, pouco importa se você tem 12 ou 80 anos. O ideal é que se pratique pelo menos duas sessões por semana, com pequenas relembranças diárias, por exemplo ao acordar, por cinco ou dez minutos. Isso serve para reforçar o aprendizado e começar bem o seu dia.
TAI CHI CHUAN É DANÇA ?
Sim. Na verdade o Tai Chi é uma representação corporal da eterna dança do Universo. Em nosso estilo aprende-se em primeiro lugar duas formas ou "danças" como fala o mestre Lalo. São as formas curta e longa. São coreografias em ritmo lento, mas cadenciado, que leva cercam de 12 minutos a primeira e a segunda, na mesma velocidade, cerca de 20 minutos. A aprendizagem das danças é um desafio individual, realizado no ritmo de cada praticante. Alguns aprendem mais rápido com muito treino, outros com pouco tempo e treinamento já conseguem, enquanto outros demoram um pouco mais. Na verdade não importa quanto tempo se leve para aprender as danças. O que vale, realmente, é o investimento pessoal envolvido neste desafio. Nas aulas, na aprendizagem das danças, começamos todos juntos e cada qual vai até onde consegue. Depois disso, se aprende mais um "pedacinho" da forma e assim você vai construindo a sua coreografia. Aos poucos, o grupo consegue fazer juntos a seqüência de movimentos, assemelhando-se a um bando de pássaros, voando juntos na mesma sintonia. É uma sensação muito prazerosa de unidade. Lembro-me da primeira vez em que fiz toda a forma, do começo ao fim, junto com meu primeiro grupo de treinamento. Desejo a mesma sensação a todos!
TAI CHI CHUAN É GINÁSTICA ?
Sim. A aula de TCC é constituída de duas partes: ginástica chinesa e aprendizagem da forma. Neste tempo são realizadas várias sequencias de movimentos simples, de fácil coordenação e repetitivos. Começamos com exercícios respiratórios, seguidos de exercícios posturais, de transferência de peso, de alongamento,etc... Para se aprender as coreografias é indispensável a prática da ginástica chinesa. Por meio dos exercícios, o corpo se prepara para trabalhar no desafio das formas. Neles se desenvolvem as bases corporais necessárias, tais como a estabilidade dos apoios, relaxamento muscular geral, elasticidade e capacidade respiratória, além do desenvolvimento da percepção. No segundo momento aprende-se a dança ou forma ou golpes. Nelas são reproduzidos os movimentos da Natureza, o eterno vai e vem das ondas, por meio de movimentos como elevar, abaixar, empurrar, puxar, conduzir, chutar, entre outros. Aprender este encadeamento é o objetivo maior da aula no Nível I. Os mestres dizem que "a ginástica é o arroz e o feijão, e a forma é a mistura, o prato principal". No entanto se você, no início, quiser apenas fazer a ginástica, tudo bem. Aos poucos o seu corpo começará a pedir para aprender a forma. É natural, como tudo deveria ser. A prática do TCC, além de não ser incompatível com outras atividades corporais, tais como aerobias, de alongamento ou localizadas, ainda pode potencializá-las, incrementando-as com um maior grau de consciência corporal.
TAI CHI CHUAN É TERAPIA CORPORAL ?
Sim. São muitos os casos relatados e é extensa a literatura científica que associa a prática do TCC à melhoria e à recuperação de indivíduos com quadros corporais severos, pós traumáticos ou mesmo pós cirurgicos. Também há relatos de considerável melhora em pessoas com problemas posturais, uma vez que seu trabalho é simetrico, auxiliando no alcance e manutenção do equilibrio postural. O fortalecimento progressivo dos tendões propicia controle muscular e força, o que também fortalece os ossos. Além disso, sua comprovada ação anti-stress o credencia como auxiliar no tratamento de quaisquer pessoas que necessitem de um apoio corporal para o seu desenvolvimento pessoal, seja no nível fisico, emocional, social ou mesmo espiritual.
TAI CHI CHUAN É TRADIÇÃO?
Sim. Nosso estilo é uma ramificação do Estilo Yang, da família Yang, bastante difundido no Ocidente.Por Patricio Casco, professor de Tai Chi Chuan,

Nenhum comentário:
Postar um comentário