CONTATO: Os interessados por orçamentos para consultas, aulas ou palestras, favor entrar em contato através do e-mail: terapeuta_instrutor_taichi@hotmail.com

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE "TAI CHI CHUAN E SEUS BENEFÍCIOS"

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "



Benefícios do Tai Chi Chuan

zen1 O Tai Chi Chuan é uma arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.
As práticas de Meditação (Serenidade) e o Tai Chi Chuan são técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranqüilos, que podem ajudar na prevenção e na cura de doenças. O Tai Chi Chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo inteiro se torna integrado e move-se como um todo. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) e movimenta os membros do corpo. O movimento impulsiona o sangue através do sistema, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos.
O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang). Isto ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira eficiente, sem a intervenção do trabalho de cada órgão. Através destes movimentos suaves, aprendemos o segredo da "imunidade contra doenças degenerativas". Com o conhecimento de como exercitar-se corretamente e com determinação a disciplinar-se consistentemente, adquirimos a saúde natural.
A prática do Tai Chi Chuan ocasiona um impacto no Sistema Nervoso Central e constrói uma fina base para o melhoramento dos outros nove sistemas orgânicos do corpo: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais.


Alguns benefícios da prática constante do Tai Chi Chuan:

- aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;
- fortalecimento do sistema nervoso;
- aumento da atenção e concentração mental;
- desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
- equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
- conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
- auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
- aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;
- fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
- superação dos medos e limites.


Recomendações:

1 - Praticar com regularidade e persistência, procurando dominar as práticas para que os benefícios sejam maiores;
2 - Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular;
3 - O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa;
4 - Permanecer relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental;
5 - Usar roupas folgadas e sapatos sem salto para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. Tirar relógio, anéis e pulseiras também é aconselhável;
6 - Respire e se movimente suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia;
7 - Seja gentil e generoso ao lidar com todas as pessoas que estejam praticando junto.


Pesquisas comprovadas dos benefícios
das práticas do Tai Chi Chuan


Equilíbrio:

Dos exercícios de equilíbrio o Tai Chi Chuan provou ser o de maior sucesso na redução de quedas. Além disso, as práticas, de acordo com estudos recentes, são benéficas para dar força, resistência muscular e flexibilidade.
Colégio Médico da Universidade Cornell

Para evitar os tombos, que se tornam mais freqüentes à medida que a idade avança, uma sugestão é praticar Tai Chi Chuan. De acordo com a equipe médica da Clínica Mayo (EUA), os movimentos lentos e suaves dessa atividade propiciam a restauração do senso de equilíbrio, que se torna menos eficiente com o passar dos anos, além de relaxar e tonificar os músculos.

Sistema Cardiovascular e Pressão Sangüínea:

Uma sessão de Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração tanto quanto uma boa caminhada. Foi comparada a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar esta arte. Os dois times empataram em matéria de benefícios. Os movimentos lentos podem baixar a pressão arterial muito elevada até ela ficar normal.
Pesquisa realizada por Cardiologistas - Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos


Segundo um estudo feito em Março de 1999 publicado no Periódico da Sociedade Americana de Geriatria, a prática do Tai Chi Chuan ajuda na redução da pressão alta. Foram analisados adultos mais velhos praticando Tai Chi Chuan durante 12 semanas, tendo reduções de pressão sangüínea muito significativas. Conduzindo o estudo esteve Dr. Deborah Rohm, da Universidade John Hopkins.
Pesquisadores recrutaram 62 pessoas adultas sedentárias entre as idades de 60 e 80 anos. Elas tinham pressão sangüinea alta e tomavam medicamentos para regularizar. Os participantes foram divididos aleatoriamente dentro dois grupos: um que praticava Tai Chi Chuan com intensidade leve por 12 semanas e outro que praticava moderadamente exercícios aeróbicos, dentro do mesmo período. Os que praticaram Tai Chi Chuan e o grupo de exercícios aeróbicos tiveram reduções parecidas e significantes na pressão sangüínea, durante o período de estudo.
Foi concluido na pesquisa que a pratica regular do Tai Chi Chuan regulariza a pressão sangüinea.


Postura:

Tai Chi Chuan, uma arte tradicional Chinesa, contém uma sequência de movimentos suaves e contínuos. Uma análise de variação demonstrou que de 3 em 5 pessoas testadas, teve significativa melhora na postura, em relação a pessoas sedentárias não praticantes.
Periódico Americano de Terapia Ocupacional, 1992


Fibromialgia:

Fibromialgia é uma epidemia moderna, uma condição crônica de dor que afeta 6 a 8 por cento da população dos Estados Unidos. O Tai Chi Chuan foi recomendado por alguns profissionais de saúde como uma terapia muito desejável para auxiliar no tratamento. No ano 2000, a Universidade de Maryland de Medicina, fez um estudo com pessoas que sofriam de fibromialgia, submetendo-as à sessões de um programa de Tai Chi Chuan. Uma melhora significativa foi percebida, melhorando o estado de saúde das pessoas envolvidas na pesquisa.. A melhoria foi sustentada 4 meses após o fim da intervenção.

Envelhecimento:

Uma pesquisa do Instituto de Shanghai de Hipertensão verificou diversos aspectos do envelhecimento. Analisando os benefícios da prática do Tai Chi Chuan, determinaram que é muito eficaz para auxiliar no tratamento de doenças geriátricas retardando o processo de envelhecimento do corpo.

Doenças Respiratórias:

Um estudo colaborativo entre o Instituto de Pesquisa de Medicina Tradicional Chinesa da Faculdade de Tainjin, e o Hospital de Cirurgia de Tórax de Tianjin, analisou pacientes que sofriam de bronquite crônica, de asma e de enfisema pulmonar. Um grupo praticou Tai Chi Chuan e Chi Kung e o outro grupo foi tratado apenas com remédios. O grupo que fez as práticas teve uma melhora mais rápida em relação ao outro grupo. Foi constatado que o Tai Chi Chuan ajuda muito na recuperação de pessoas que sofrem de doenças respiratórias

Dores nos Joelhos:

Os problemas de dores nos joelhos são comuns porque nós envelhecemos. A Universidade de Illinois conduziu um estudo em idosos usando 20 semanas de treinamento com Tai Chi Chuan. Os resultados finais comprovaram que a prática do Tai Chi Chuan melhora a força do extensor do joelho e o controle da força nos idosos.

Insônia:

A insônia é um problema crescente em nosso mundo agitado, onde muitas pessoas vivem estressadas. No departamento de Chi Kung do Hospital de Ningbo de Medicina Tradicional Chinesa, na China, fizeram em 78 pacientes que sofriam de insônia tratamentos que envolviam Meditação e Tai Chi Chuan, complementando com acupressura em diversos pontos. Após algumas semanas de tratamento, 35 pessoas foram curadas (o sono melhorou passando a 7 horas por dia), 22 casos tiveram um bom resultado (dormiam de 4 a 6 horas por dia), 9 casos mostraram algum efeito (o sono ficou melhor do que era), 2 casos não mostraram nenhum efeito. Foi comprovado que a grande maioria das pessoas melhorou muito sem a necessidade de usar remédios e drogas.

Pessoas idosas:

Um treinamento de 12 meses de Tai Chi Chuan em pessoas idosas, provou que tanto para homens como para mulheres houve um aumento do consumo de oxigênio, aumento da flexibilidade da coluna lombar/toráxica, aumento da força muscular das pernas, e contribuiu para a redução da tensão, da depressão, da ansiedade e dos distúrbios de humor.
Depto de Medicina Física e Reabilitação - Universidade Nacional de Taiwan - China

No trabalho:

Uma pesquisa entre os praticantes de Tai Chi Chuan, comprovou que 90% sentiu melhoras significativas no seu desempenho profissional, estado de atenção e concentração no trabalho e especialmente na qualidade de sua saúde física e emocional. No campo das relações humanas, o trato com colegas e superiores chegou a um nível de entendimento que possibilita a maior compreensão e integração no trabalho. O que mais chama atenção na pesquisa é o nível da capacidade de encarar problemas tanto profissionais como particulares, com "calma", encontrando soluções adequadas aos mesmos, sem desgaste físico ou emocional.

Benefícios Gerais:

A prática do Tai Chi Chuan gera um sentimento de paz interior, na medida em que nos concentramos nos movimentos sem nos distrairmos. Os movimentos suaves e fluídos, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade.
Pesquisa médica publicada em 1986 no "China Sports"

De acordo com estudos recentes realizados por Médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico. Tudo isso sem stress ou tensão.


Tai Chi Chuan promove vigor interior, enquanto os músculos se tonificam, aumentando a flexibilidade e a força. Também reduz o estresse, fortalece a energia vital, aumenta a consciência corporal, e melhora a coordenação motora. As práticas do Tai Chi Chuan foram durante muitos anos um segredo dentro de algumas famílias Chinesas que dominavam a arte.
Revista Americana de Saúde dos Homens - Mar/Abr 1993


Pesquisas mostraram que o Tai Chi Chuan pode também: curar doenças como hipertensão, asma e insônia; prevenir arteriosclerose e deformidades na coluna; encurtar a fase de recuperação de algumas doenças. Estas conclusões foram resultado de um estudo feito por Chen Munyi (1963), com praticantes de Tai Chi Chuan.
Periódico Americano de Medicina Chinesa - 1981 Vol 9(1) 15-22


Treze adolescentes com Distúrbio de Hiperatividade e Deficiência de Atenção participaram de aulas de Tai Chi Chuan duas vezes por semana, durante 5 semanas. Os professores avaliaram os comportamentos dos adolescentes na Scala Conners, durante o período inicial, depois do período de 5 semanas de Tai Chi e duas semanas mais tarde. Após as 10 sessões de Tai Chi os adolescentes demonstraram menos ansiedade, um maior equilíbrio emocional e uma melhora no comportamento. Estas mudanças persistiram no acompanhamento do período de 2 semanas após o término das práticas.
Pesquisa realizada em uma Universidade Americana


Fonte de Juventude:

O Cardiologista Jairo Mancilla e o psiquiatra Luiz Alberto Py de São Paulo, acreditam que a longevidade e a felicidade andam de mãos dadas. Para comprovar sua tese, entrevistaram várias pessoas com mais de 90 anos e muita saúde e observaram algumas caracterísitcas em comum. Todos sabiam viver em paz no presente, perdoar e liberar emoções de maneira adequada. Também eram pessoas de fé: mesmo com religiões diferentes mantinham práticas espirituais que lhe davam força e motivação para a vida. Os médicos recomendam para quem deseja trilhar esse caminho de bem estar, que comece a fazer regularmente (de preferência, diariamente), algo que ajude a reequilibrar a mente e o organismo, como caminhadas ou exercícios de TAI CHI CHUAN.
Publicado na Revista "Criativa" - Outubro/2001


sábado, 6 de agosto de 2011

Saudação marcial

EQUILÍBRIO O tai chi chuan beneficia a circulação e o cérebro


Exercícios físicos que estimulam a circulação sanguínea como os aeróbicos e o tai chi chuan amenizam os efeitos devastadores da hipertensão, do colesterol e da obesidade, vilões que provocam derrame cerebral, a segunda maior causa de demência. Em primeiro lugar aparece o Alzheimer, doença degenerativa que afeta 550 mil brasileiros. Uma avaliação de 678 freiras americanas entre 75 e 102 anos, realizada pelo cientista David Snowdon, da Universidade de Kentucky, comprovou que o estímulo protege o cérebro. Snowdon mergulhou nas autobiografias escritas pelas religiosas aos 20 anos, logo que ingressaram no convento. As autoras dos textos com maior densidade de idéias e riqueza gramatical chegaram à velhice livres da demência. Algumas têm lesões do Alzheimer, mas não os sintomas. 'Provavelmente são as que mantiveram atividade intelectual por maior tempo', diz o neurologista Paulo Caramelli, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Enquanto se buscam drogas capazes de evitar o processo degenerativo ou amenizar seus efeitos, a prevenção é o melhor recurso. Quem pretende envelhecer bem também deve zelar pelo bom humor. Jovens inflexíveis e teimosos costumam virar velhos rabugentos. 'A idade acentua os traços de personalidade cultivados ao longo da vida', explica o psiquiatra Alberto Stoppe Jr., do HC. Cuidar da saúde, descobrir múltiplos interesses e construir relações sociais são a semente que permite viver mais e melhor.


Maurilo Clareto/ÉPOCA

Tai Chi Chuan - Wu De - Código Ético e Moral


- Seja obediente e respeite seu professor.
- Seja honesto e mantenha suas promessas.
- Seja virtuoso e justo.
- Tenha coragem e correção em seus atos.
- Tenha humildade e suavidade.
- Não seja truculento ou enganador.
- Não seja mau nem cultive hábitos mentais viciosos.
- Não use seu próprio poder para tirar vantagens dos outros que são mais fracos ou mais pobres.
- Não se reúna com gangues ou grupos criminosos.
- Não se separe dos colegas praticantes nem critique outras escolas de Tai Chi Chuan.
- Não seja temerário ou imprudente.
- Não fique inchado de orgulho.
- Não seja instável com uma mente que sempre muda.
- Não seja impaciente.
- Compreenda e aprecie a sua fonte de formação, nunca a esqueça ou torne-se ingrato.
- Finalize o que faz com força, não apenas tenha um sólido início.

O Poderoso Tai Chi

revistas médicas internacionais. No jornal da Associação Médica Americana, há um font style=colorblue background-coloryellowestudo/font da Universidade Harvard mostrando que a prática melhora a qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca crônica. No British Medical Journal, uma revisão de estudos comprova a eficácia do tai chi para diminuir quedas e melhorar a saúde mental. A médica geriatra Juliana Yumi, do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que isso acontece porque a prática é muito mais do que os simples exercícios. Envolve coordenação, respiração, meditação. E usa bastante a parte cognitiva. Você tem que estar consciente de sua postura, saber o nome dela, geralmente em chinês, o que significa criar uma imagem mental e reproduzi-la com seu corpo. Acompanhar a cauda do pássaro, abrir as asas e abraçar a árvore são exemplos disso. Além da poesia, tem um lado de ciência, mesmo que não seja aquela mais facilmente compreendida pelo pensamento lógico. Os movimentos fazem a energia circular da mão para a cabeça, da cabeça para os pés, dos pés para o tronco. São os fluxos de energia entre os meridianos do corpo usados na acupuntura, diz Jerusha Chang, presidente da Associação Tai Chi Pai Lin. O equilíbrio é alcançado pela alternância de movimentos de recolhimento e de expansão, ataque e defesa em termos de artes marciais, yin e yang princípios complementares ativos e passivos no Taoísmo. A concentração e a coordenação da respiração com os movimentos acalmam mente e corpo, diz ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan. NATAçãO NO AR O fato de ser altamente relaxante não significa que é moleza em termos de trabalho físico. A prática aumenta a força muscular e o condicionamento cardiovascular, afirma Yumi. O tai chi é como uma natação no ar. Parece que não tem nada, mas a pessoa está usando o próprio peso e a força da gravidade, diz Chang. fonte: Folha de S. Paulo

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CHI KUNG

Chi = Energia; Kung= trabalho constante com um fim definido; Chi Kung pode ser traduzido como "Trabalho constante para o cultivo da Energia", um sistema de exercícios que abrangem o corpo todo incluindo respiração, movimento, alongamento de músculos e meridianos, que propiciam a estimulação e a circulação da energia por todo o corpo.  
A prática do Chi Kung não se restringe a um simples exercício corporal, mas integra o corpo, as emoções e a mente do praticante que se concentra a cada momento nos movimentos a serem executados e em imagens que se associam a eles. Desenvolve a capacidade de visualizar as energias que estão dentro e fora de seu corpo, obtendo como resultado a revitalização de todo o seu organismo e funcionamento metabólico.  
O Chi Kung como exercício preventivo fortalece o sistema nervoso e o sistema imunológico, prevenindo um sem fim de enfermidades. Na medida em que nossas energias estão equilibradas e nosso metabolismo atualizado, deixamos de ficar sujeitos à baixas de resistência, tão comuns em nossa sociedade. E quando isso ocorrer por algum motivo inesperado, o processo de recuperação do corpo é muito mais rápido.
Dicas práticas:
Pratique a respiração profunda sempre que puder, dentando-se confortavelmente numa cadeira com as costas bem retas e ombros relaxados.  
Concentrando-se na região do baixo ventre com suas mãos juntas neste ponto, mantenha os olhos semi abertos e a língua tocando o céu da boca. Com a mente tranqüila e focada na respiração suave e profunda, sinta o calor que surge da região das mãos se espalharem por todo o seu corpo com uma sensação agradável de bem estar.


Pratique desta forma diariamente ou quando se sentir muito cansado e sem resistência durante 5 a 10 minutos e colha os benefícios de uma prática básica do Chi Kung.  
 Prof. Maria Angela Soci

Origem e conceito do Tai Chi Chuan

Benefícios do Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

A eficácia do Tai Chi Chuan

Realizada na maioria dos hospitais e clínicas da China, a técnica combina movimentos suaves, respiração profunda e meditação

Existem muitas lendas sobre as origens do Tai Chi Chuan, que datam do século XII a.C. A mais famosa delas é a história do monge chinês taoista chamado Chang San Feng. Hábil em várias artes marciais, ele sonhava em agregar princípios filosóficos às técnicas corporais de luta e autodefesa. A partir da observação de animais como o tigre, o dragão, o leopardo, a cobra e a garça (gru), o monge notou que os dois últimos eram muito mais hábeis na superação de oponentes fortes e ágeis. A partir daí, desenvolveu uma série de exercícios físicos que imitam seus movimentos, tidos como capazes de estimular a integração do ser humano por meio do fortalecimento físico, do equilíbrio emocional, da flexibilidade do corpo e clareza mental, bem como do desenvolvimento do discernimento entre o bem e o mal e do caráter pessoal.
Por que é benéfico?
Para os chineses, o Tai Chi Chuan permite o fruir da energia vital Qi (ar/força) por todo o corpo, equilibrando as forças opostas da natureza conhecidas como Yin e Yang. Para a saúde, essa harmonia energética é benéfica de várias maneiras, uma vez que a prática fortalece ossos, músculos, tendões, metabolismo, além de garantir o bom funcionamento de todos os sistemas orgânicos, aumentar a capacidade pulmonar e estimular a circulação sanguínea. Há ainda melhora do equilíbrio e proveito psicológicos, que resultam no controle das emoções e mais concentração, respostas imediatas dos exercícios respiratórios e do foco exigido para a realização de todas as séries de movimentos.
Cuidados prévios
Embora considerado seguro, inclusive para os idosos, se praticado de forma excessiva ou sem supervisão, o Tai Chi pode causar torções e dores musculares. Gestantes devem iniciar após o terceiro mês de gravidez, e requerem acompanhamento de um instrutor. Pessoas com hérnias, problemas articulares, dores nas costas, torções, fraturas ou osteoporose grave devem ser consultadas antes do início dessa prática. Segundo a professora Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC), a técnica possui apenas uma contraindicação: indivíduos que sofrem de distúrbios mentais ou estejam em tratamento com remédios controlados.
Além disso, por ser considerada uma prática de baixo impacto, pesquisas científicas mostram que ela é benéfica para pessoas que sofrem com diabetes, doenças reumáticas, osteoporose, doença de Parkinson, doenças cardiovasculares, dor crônica, depressão, além de prevenir quedas.

A terapia é também conhecida como meditação no movimento. "Isso porque a respiração profunda e o estado de atenção e presença acalmam os pensamentos, fazendo com que a mente do praticante fique mais tranquila e clara", afirma Ângela Soci

5 vantagens para quem pratica
1. Flexibilidade e força. Os exercícios requerem contração e relaxamento de determinadas partes do corpo, diminuindo a sensação de fraqueza e fortalecendo os músculos. A falta de flexibilidade e o enrijecimento muscular podem ser a causa da muitas dores e limitações. A prática ajuda a coordenar os movimentos corrigindo essas dificuldades.
2. Menos estresse. Durante os exercícios é preciso se concentrar na respiração e nos movimentos, e essa atitude ajuda a acalmar as emoções e a mente, promovendo uma sensação de bem-estar geral.
3. Melhora da postura. Ombros e costas são constantemente solicitados para o alinhamento da coluna durante os exercícios. E esses movimentos naturalmente estimulam a manutenção do alinhamento da coluna vertebral, evitando possíveis dores nas costas ou no pescoço.
4. Aumento da capacidade respiratória. O ritmo respiratório que se impõe durante os exercícios leva a um estado mental e físico que estimula a circulação sanguínea. O resultado é mais oxigênio no cérebro e nos músculos.
5. Estímulo do sistema imunitário. A prática melhora e harmoniza os órgãos, fortalecendo todos os sistemas, mantendo o praticante saudável e capaz de superar doenças como gripes, além de prevenir doenças degenerativas.

CONSULTORIA: ÂNGELA SOCI, DIRETORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TAI CHI CHUAN (SBTCC) / FOTOS: SHUTTERSTOCK

Saúde que vem do oriente

Desde a década de 70 muito se fala na cultura oriental, principalmente no que diz respeito ao equilíbrio e à qualidade de vida. Os chineses, por exemplo, zelam muito pelo bem-estar e por uma rotina tranquila. Por isso, pessoas do Ocidente vêm adotando práticas orientais, como ioga e meditação. Nessa onda, uma prática que está conquistando grande espaço no Brasil é o Tai Chi Chuan.
Tai Chi ChuanDe acordo com o dr. Mário Sério Rossi Vieira, fisiatra e médico do esporte do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o Tai Chi Chuan é uma prática corporal chinesa que resulta no aumento do estado geral da saúde. “Essa ginástica marcial é realizada com a mente concentrada no ritmo contínuo do corpo. Os movimentos são lentos e repetitivos. Com respiração abdominal profunda, a prática proporciona relaxamento de todo o organismo”, diz o dr. Mário Sérgio.
O Tai Chi Chuan é uma atividade corporal que trabalha a mente, por meio da concentração e do foco nas coreografias, que são simuladas, em geral, com base na observação dos movimentos dos animais. A prática atinge, também, o lado emocional, criando uma atmosfera de harmonia e integração do praticante com o mundo à sua volta. “Os movimentos do Tai Chi Chuan estimulam gradualmente o organismo, elevando a taxa metabólica, a circulação sanguínea, a capacidade respiratória e do aparelho locomotor”, explica o dr. Mário Sérgio.
Essa ginástica marcial é realizada com a mente concentrada no ritmo contínuo do corpo. Os movimentos são lentos e repetitivos.

Exercício de pouco impacto

Essa é uma atividade de baixo impacto, especialmente para as articulações das pernas e pés e para a coluna vertebral, pois os movimentos são lentos, sequenciais e ordenados.
A musculatura é trabalhada de forma lenta e gradual e um padrão rítmico é desenvolvido em cada coreografia de movimentos, estimulando o equilíbrio e a coordenação. Durante a atividade, procura-se realizar movimentos amplos para estimular o alongamento das articulações e das musculaturas utilizadas em determinada coreografia.
Por causa de todos esses fatores, o Tai Chi Chuan pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e os mais adeptos a essa prática são os idosos. “Além dos benefícios para a musculatura, a coordenação e o equilíbrio, o Tai Chi Chuan desenvolve a memória, pois as coreografias dos movimentos precisam ser lembradas”, fala o médico.

Cuidados na hora de praticar

Como qualquer atividade física, o Tai Chi Chuan exige avaliação médica para que possíveis contraindicações sejam detectadas. “Em geral, é uma atividade bem tolerada e, inclusive, pode ser adaptada caso haja algum impedimento físico para sua prática”, enfatiza o dr. Mário Sérgio. Durante a atividade, é importante a presença de um professor experiente para que cada praticante tenha a atenção e a orientação necessárias. Normalmente, os exercícios são ensinados de forma gradual e cada aluno evolui em um ritmo próprio.
Em geral, é uma atividade bem tolerada e, inclusive, pode ser adaptada caso haja algum impedimento físico para sua prática
Em geral, o Tai Chi Chuan é praticado ao ar livre e, por isso, o melhor horário para o exercício é pela manhã, antes do sol das 10 horas, em razão do nível de radiação ultravioleta na atmosfera. As roupas utilizadas durante os exercícios não podem impedir os movimentos. No verão, elas devem ser leves e maleáveis e, no inverno, mais grossas para proteger do vento e do frio.
Publicada em outubro/2008

UMA ALERTA E DESABAFO

Amigos queridos muito boa noite, venho por meio desse meio de comunicação apenas fazer um desabafo e enfatizar algo que é muito importante a todos e ainda mais para os lutadores de Artes Marciais seja ela qual for.
Meses atrás, sai eu da empresa que presto serviços às terças e quintas feiras na Av. Paulista, e durante o meu caminho de volta pra casa, me deparei com uma cena triste e lamentável, vi o encontrão de 2 rapazes ( estudantes) na rua Vergueiro, o que veio resultar em agressão por parte de um deles para com o outro, logo percebi que esse agressor dominava técnicas marciais, e tive que interferir em defesa do outro rapaz que não tinha esboçado nenhuma agressividade. Graças a Deus conseguimos conter o ânimo do "euforico" rapaz.
Meu intuito em escrever essas linhas é de enfatizar o que já vem sendo dito por nossos mestres a milhares de anos atrás, e inclusive, tenho absoluta certeza, pelo mestre desse rapaz que praticou esse ato repugnável, que um lutador de artes marciais a cada dia que se aprimora na sua arte, e o momento que ele tem que multiplicar por 1000 a sua reforma intima, se lapidar internamente, ser um lutador implacável e sem misericórdia contra as suas inseguraças, arrogância, soberba, inveja, etc, é o momento que sua humildade tem que alcançar o mais alto posto na sua vida, deixar seu lado Yin (feminino) falar mais alto, demostrando cada vez mais carinho, amor, atenção, proteção, fidelidade, cordialidade, respeito a tudo e qualquer ser vivo de qualquer espécie que exista sobre o Universo, seja mulher ou homem, jovem ou idoso, planta ou animal, pois em tudo a presença de Deus, nós praticantes de artes marciais ficamos espontâneamente com um instinto de atenção aguçado pela pratica constante, logo temos por obrigação evitar qualquer atrito, se vem alguém a sua frente, na sua direção, porque não desviar e evitar uma situação que pode gerar uma contenda?

Peço humildemente em nome dos grandes mestres do passado, daqueles homens que começaram a desenvolver essas artes de defesa, digo DEFESA e não ATAQUE, nas montanhas, pertinho céu, em nome de BRUCE LEE, e dos meus mestres em especial GRÃO MESTRE YANG ZHEN DUO e seu neto MESTRE YANG JUN, que todos guerreiros dessas artes maravilhosas nunca se esqueçam da filosofia que temos obrigação de seguir :
praticar justiça, caridade e educação sempre! se disciplinar para ser espiritual, saudável, bom e inteligente; ser responsável e auxiliar os outros para atingir graus maiores de desenvolvimento; amar a verdade; lutar ferozmente contra a imoralidade e a injustiça e proteger os necessitados e os fracos


Um forte abraço a todos, um bjo no coração e obrigado por lerem essas linhas
PAULO

Tai chi chuan vira estrelas de novas pesquisas científicas

 folha on line

Os pés ficam enraizados no solo e o topo da cabeça é puxado levemente por um fio imaginário para o alto. As costas se arredondam e os ombros se afundam. Suavemente, as palmas das mãos sobem para os céus, descem para a terra e se unem sobre o umbigo, centro de equilíbrio do corpo. Começa um treino de tai chi chuan. Os movimentos, que se multiplicam de forma fluida e em ritmo lento, são facilmente reconhecidos pelo público ocidental.

A fama conquistada pela prática não vem só do fascínio pelo "exótico" ou do prazer estético que sequências rítmicas, como as de danças, costumam causar. O tai chi chuan, arte marcial chinesa, tem sido muito estudado por seus efeitos na saúde. As últimas pesquisas acabam de ser publicadas em importantes revistas médicas internacionais.

No jornal da Associação Médica Americana, há um estudo da Universidade Harvard mostrando que a prática melhora a qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca crônica. No "British Medical Journal", uma revisão de estudos comprova a eficácia do tai chi para diminuir quedas e melhorar a saúde mental. A médica geriatra Juliana Yumi, do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que isso acontece porque a prática é muito mais do que os simples exercícios.

"Envolve coordenação, respiração, meditação. E usa bastante a parte cognitiva. Você tem que estar consciente de sua postura, saber o nome dela, geralmente em chinês, o que significa criar uma imagem mental e reproduzi-la com seu corpo."

Acompanhar a cauda do pássaro, abrir as asas e abraçar a árvore são exemplos disso. Além da poesia, tem um lado de ciência, mesmo que não seja aquela mais facilmente compreendida pelo pensamento lógico.

"Os movimentos fazem a energia circular da mão para a cabeça, da cabeça para os pés, dos pés para o tronco. São os fluxos de energia entre os meridianos do corpo usados na acupuntura", diz Jerusha Chang, presidente da Associação Tai Chi Pai Lin.

O equilíbrio é alcançado pela alternância de movimentos de recolhimento e de expansão, ataque e defesa em termos de artes marciais, yin e yang (princípios complementares ativos e passivos) no Taoísmo.

"A concentração e a coordenação da respiração com os movimentos acalmam mente e corpo", diz Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

NATAÇÃO NO AR

O fato de ser altamente relaxante não significa que é moleza em termos de trabalho físico. "A prática aumenta a força muscular e o condicionamento cardiovascular", afirma Yumi. "O tai chi é como uma natação no ar. Parece que não tem nada, mas a pessoa está usando o próprio peso e a força da gravidade", diz Chang.

Samaritano oferece aulas gratuitas de Tai Chi Chuan na Praça Irmãos Karman

A partir do dia 12/01 o Hospital oferecerá gratuitamente para a comunidade aulas de Tai Chi Chuan, todas as quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, na Praça Irmãos Karman, localizada no Sumaré, na zona Oeste da capital paulista.

Com uma área de 1,913 mil m², a praça passou por diversas melhorias, tendo um investimento de aproximadamente R$ 220 mil por parte do Samaritano, que manterá o local por três anos, em uma parceria com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura Lapa.
A entrega da revitalização aconteceu em setembro e desde esse período a comunidade já conta com aulas de alongamento todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, oferecidas gratuitamente pelo Samaritano.
Para participar das aulas não é necessário inscrição. Os interessados devem comparecer ao local no dia e horário das aulas e contatar o professor que estará devidamente uniformizado com camiseta do Hospital Samaritano. 

Tai Chi Chuan Hospital Universitário USP

Tai Chi Chuan no jornal da BAND

O Tai Chi Chuan como método preventivo ao Mal de Alzheimer - Parte 3

O Tai Chi Chuan como método preventivo ao Mal de Alzheimer - Parte 2

O Tai Chi Chuan como método preventivo ao Mal de Alzheimer - Parte 1

JET LI PRESTA HOMENAGEM AO CRIADOR DO TAI CHI CHUAN DA FAMILIA YANG - YANG LU CHAN



Jet Li, um astro de filmes de ação, participa da cerimônia memorial para Yang Luchan, um Mestre de Tai Chi, no Condado de Yongnian, no norte da província de Hebei, no dia 10 de Abril de 2011. Jet Li apareceu no novo local do cemitério de Yang Luchan, na antiga cidade de Guangfu, no Condado de Yongnian, para atender a “Cerimônia Memorial do fundador do Estilo Yang de Tai Chi – Yang Lu Chan”, no domingo. Dizem que Jet Li, que já estudou o Estilo Yang de Tai Chi, fará o papel de Yang Luchan no filme “Tai Chi” produzido por Huayi Bros. Media Group, 2011. (Xinhua/Wang Jiuzhong-http://english.hebei.gov.cn/2011-04/11/content_12305935.htm)
Acompanhando Jet Li na cerimônia estava presente o nosso querido Grão Mestre Yang Zhenduo, 4o. detentor da linhagem da Família Yang e bisneto de Yang Luchan, avô do nosso Mestre Yang Jun que virá ao Brasil entre 11 e 16 de Novembro para nos brindar com mais um Seminário de Tai Chi da Familia Yang.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O TAI CHI CHUAN E A SAÚDE

De acordo com estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido.

Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico... e tudo isso sem stress ou tensão!

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental.

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente, têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes, com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento à um sem número de doenças e condições dolorosas.

Se você tiver uma artrite por exemplo, o Tai Chi será o seu melhor exercício para alongamentos, pois ele provê a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade.

Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque ele melhora a sua capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico sem prejudicar os radicais livres.

Se você sofre do coração, praticando Tai Chi regularmente não apenas a pressão sangüínea irá se regularizar, mas também, você irá perder peso, e eliminar sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão as quais podem desencadear um ataque do coração.

E ainda, os movimentos são simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente,concentração e um bom professor.

Os cinco maiores benefícios do Tai Chi Chuan:

O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios da juventude e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina seus reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade. E para o seu humor? É como abrir uma janela num quarto abafado - um grande alívio!!

Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito.

Para o seu coração e metabolismo, ele é equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros.

Mas o Tai Chi tem algo especial, que lhe oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais...

Desperta sua energia, equilibra a pressão sangüínea: As técnicas respiratórias reduzem o stress, diminuem a freqüência cardíaca e aumentam o nível de energia.

Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos sua concentração é fortalecida, exercitando sua memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.

Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.

Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: Você vai aprender a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.

Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos, revigoram os músculos, aumentam o fluxo sangüíneo e junto a ele oxigênio fresco circula com nutrientes através de seus membros, alimentando as extremidades com energia, sangue e oxigênio.


Publicado em: 01/04/2000. Última revisão: 21/09/2010
por Maria Angela Socci é Diretora da Associação Yang Chenfu de Tai Chi Chuan, onde atua também como professora do estilo Yang de Tai Chi Chuan.




Descubra como o Tai Chi Chuan, arte marcial de origem chinesa, atua como tratamento complementar para fibromialgia e problemas nas articulações

O tai chi incentiva quem está por algum tempo adoentado a sair de casa

Se nas praças de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já se veem facilmente nos fins de semana grupos de pessoas fazendo exercícios sincronizados, imagine na China! A prática do tai chi chuan, um tipo de ginástica proveniente daquele país que mistura movimentos de luta e meditação - e mais parece uma dança -, é intensamente incentivada pelo governo local há pelo menos 55 anos.

Considerada uma arte marcial, ganhou um ritmo mais suave comparada às lutas milenares que lhe deram origem. Explica-se: os antigos mestres chineses já reconheciam os benefícios de suas práticas e, para torná-los mais acessíveis, criaram o tai chi chuan - tai quer dizer supremo, absoluto; chi, cumeeira; e chuan, soco. Trata-se de um embate em que não há vencido nem vencedor, mas que proporciona equilíbrio físico e mental.

Em tempo: a medicina ocidental tem levado o exercício das praças aos hospitais. Afinal, o tai chi se mostra eficaz na luta contra dores no corpo, principalmente as provocadas por doenças musculares e nas articulações. É o que atesta um estudo financiado pelo Centro Nacional da Medicina Alternativa e Complementar, nos Estados Unidos. O trabalho contou com a participação de 66 vítimas de fibromialgia, entre as quais havia praticantes de tai chi.

No final das contas, as adeptas da arte marcial apresentaram uma melhora em seu estado de saúde superior a quem se dedicou apenas a exercícios de alongamento. "Essa resposta positiva talvez se deva à natureza do próprio tai chi, que combina relaxamento, alongamento e ênfase cognitivo-comportamental", observa o reumatologista Roberto Ezequiel Reymann, do Grupo de Apoio a Pacientes com Fibromialgia da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Embora o tai chi seja coadjuvante em vários tratamentos, as pesquisas realizadas nos últimos dez anos apontam que a prática oriental se sobrepõe a muitos outros tipos de exercícios no fortalecimento de ossos, músculos e tendões, no equilíbrio do metabolismo e no bom funcionamento da capacidade pulmonar e da circulação sanguínea, entre outros aspectos.


Talvez por sua relação direta com a musculatura e as articulações o método tenha se destacado no controle de doenças como a fibromialgia, conhecida por deixar o corpo todo dolorido - além de cansaço físico, dificuldade de concentração e até depressão. "Para pacientes com quadros mais leves, o tai chi ajuda na redução das sensações dolorosas e na melhora da mobilidade e do humor", afirma o educador físico Márcio de Moura Pereira, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos da Universidade de Brasília. "E é na relação com o médico que se decide se o tai chi pode ser útil no tratamento ou contraindicado em algum momento."

No Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, o tai chi também vem sendo empregado em indivíduos com artrose, artrite reumatoide e dores na lombar. "Ele atua diretamente nas articulações, sem causar lesão. É indicado para qualquer faixa etária devido à metodologia de ensino suave, que permite ao praticante superar seus limites aos poucos, fortalecendo todo o corpo", explica Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan. Existem basicamente cinco modalidades da arte marcial, mas a yang, segunda mais antiga da história, foi a primeira a ter caráter terapêutico, e por isso é amplamente praticada no mundo.

Por ser uma atividade realizada em grupo, o tai chi incentiva quem está por algum tempo adoentado a sair de casa. "O paciente com fibromialgia pode chegar à depressão, o que o isola dos familiares e amigos. Uma prática coletiva pode ajudar no resgate da vida social", diz o reumatologista Roberto Ezequiel Reymann. Sem contar que o encontro entre adeptos de uma mesma técnica permite compartilhar experiências físicas e emocionais. "O tai chi auxilia o praticante a dividir sua dor", afirma o professor Márcio de Moura.

Segundo os especialistas, é bem provável que, devido ao despreparo físico, os iniciantes com doenças nas articulações ou afins sintam ainda mais dor do que normalmente já sentiam ao debutarem na arte milenar. Mas vale a pena persistir. "Quem tem artrose na cervical, que costuma irradiar sensações dolorosas para a mandíbula, os ombros e a lombar, por exemplo, consegue reduzir o incômodo apenas para o local de origem da dor", diz o professor Márcio de Moura. Mesmo no epicentro do martírio o desconforto acaba sendo minorado. E, ao longo dos meses, há chances de também diminuir o uso de remédios. Assim, o aluno de tai chi se torna um herói de si mesmo, golpeando a causa de seu suplício físico e as dificuldades a cada movimento suavemente coreografado.

Benefícios do tai chi chuan em idosos

Resumo
    Tai Chi Chuan tem sido largamente praticado na China há séculos. O objetivo deste artigo é resumir os resultados de pesquisa sobre o Tai Chi Chuan apresentados na literatura. Foram selecionados 41 artigos publicados na base de dados MEDLINE entre 1989 e 2002, que estavam de acordo com o critério de inclusão. Tai Chi Chuan é um exercício de intensidade moderada que, no paciente idoso, tem mostrado: melhora do equilíbrio; promoção de estabilidade postural; melhora da função cardiovascular e ventilatória; reabilitação de pacientes com infarto agudo do miocárdio e artrite reumatóide; e redução da dor e do estresse. É benéfico no controle mental e flexibilidade, melhorando a força muscular e reduzindo o risco de quedas no idoso. São necessários estudos adicionais sobre os efeitos do Tai Chi Chuan para esclarecer quais os outros grupos beneficiados e dar direção a futuras pesquisas.
    Unitermos: Tai Chi Chuan. Idoso. Equilíbrio. Quedas. Aparelho cardiorrespiratório. 



Introdução
    Ao processo de envelhecimento estão associadas perdas sociais, cognitivas, neuromotoras e metabólicas capazes de comprometer seriamente a qualidade de vida do indivíduo idoso, levando-o à perda de autonomia e à dependência física, psicológica e econômica, com relação à família e à sociedade38.

 

Tai Chi na Universidade Católica de Brasília
    Já está bem estabelecido que a prática regular de atividade física contribui para o envelhecimento saudável e aumento da expectativa de vida32. Exercícios físicos praticados regularmente inibem alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, contribuem para a reabilitação de determinadas patologias que podem aumentar os índices de morbidade e mortalidade39, agindo também sobre a saúde mental e a eficácia cognitiva14, 53. Por esta razão, têm sido criadas estratégias de ações com o propósito de estimular os idosos a aderirem à prática regular de atividade física.
    O Tai Chi Chuan é uma modalidade de Ginástica Chinesa que, depois da musculação, é a de maior aderência entre os praticantes idosos12 e tem sido citado como capaz de incrementar nesta população ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de quedas13,20,42.
    Este trabalho teve por objetivo revisar os resultados de pesquisa publicados em língua inglesa sobre os benefícios do Tai Chi Chuan em pessoas idosas. Para inclusão só foram selecionados os artigos sistematicamente citados como base para outros trabalhos disponíveis na base de dado MEDLINE entre 1989 e 2002 e aqueles cujas metodologias permitissem comparação entre estudos.

Tai chi chuan
    A estruturação formal do Tai Chi Chuan só ocorreu entre os séculos VIII e XIII d.C., como uma arte marcial derivada do Kung Fu praticado no templo budista de Shaolin. Este Kung Fu foi primeiramente denominado "Tai Chi Chuan Wudang" devido ao fato de ter sido sistematizado no templo budista de Wudang22.
    Depois que saiu do templo Wudang, o Tai Chi Chuan evoluiu em várias direções. Nos primeiros tempos foi aplicado como arte marcial pura, sendo que resquícios desta época ainda estão presentes na forma de competições de luta de Tai Chi Chuan em Cingapura e Hong Kong. Apesar disso, o ramo que mais se desenvolveu foi o do Tai Chi Chuan como atividade física para a saúde, que incorporou conceitos da filosofia, da medicina e de outras ginásticas e práticas terapêuticas chinesas, sem descartar completamente o aspecto de arte marcial8, 11.
    Há, pelo menos, cinco estilos descendentes diretos do Tai Chi Chuan Wudang (Chen57, Yang30, 34, 35, 61, Wu9, Wu Hao22 e Sun7) e incontáveis estilos menores5, 6, 18, 33, praticados sem metodologia uniforme e com ênfase na forma, como parte do patrimônio da cultura chinesa. Em 1956, o Comitê Esportivo Nacional Chinês (órgão similar ao Ministério dos Esportes) reuniu professores de educação física e médicos para desenvolveram uma seqüência curta do Tai Chi Chuan contendo elementos dos vários estilos, no intuito de regulamentar, popularizar e facilitar a prática, tanto terapêutica quanto desportiva da modalidade19, 31.
    A Seqüência Curta do Tai Chi Chuan ou Tai Chi Chuan Simplificado e os exercícios que compõem esta prática foram publicados numa série de cadernos pedagógicos oficiais, posteriormente reunidos e traduzidos para os principais idiomas ocidentais com o nome de WUSHU - Guia Chinês para a Saúde e o Preparo Físico da Família52. Este guia para professores descreve e ilustra, em pormenores, as diversas técnicas disponíveis para o planejamento da prática do Tai Chi Chuan.
Tai Chi Chuan com Idosos
Série de Adaptação Movimentos Educativos


Movimento 1. Posição Fundamental


Movimento 2. "Subir com o Céu"


Movimento 3. "Descer com a Terra"


Movimento 4. "Deslizar com a Água"


Movimento 5. "Envolver com o Fogo"


Movimento 6. Tai Chi em duplas

Efeitos do tai chi chuan
    O primeiro estudo em língua inglesa, na literatura científica selecionada, a documentar as respostas fisiológicas do Tai Chi Chuan foi publicado em 19892. Desde então, os potenciais efeitos benéficos do Tai Chi Chuan têm sido investigados tanto do ponto de vista físico quanto psicológico49, 58.

Função cardiovascular e pressão arterial
    Exercícios supervisionados, de intensidade baixa a moderada, são os mais indicados para promoção de saúde em idosos44. Os estudos demonstram que, para praticantes desta faixa etária, o Tai Chi Chuan é um exercício de moderada intensidade, que trabalha em valores próximos a 60% da freqüência cardíaca máxima25.
    A prática regular do Tai Chi Chuan produz efeitos favoráveis na função cardiovascular de idosos16,24,26, melhorando tanto a capacidade de trabalho quanto a hemodinâmica cardíaca62.
    Alguns estudos demonstraram melhora na função cardiovascular e redução de pressão arterial em idosos praticantes de Tai Chi Chuan1,3,48,53, mas um trabalho mostrou a pressão arterial inalterada47.
    Comparando os efeitos de exercícios aeróbios de moderada intensidade com programas de Tai Chi de intensidade leve na redução da pressão arterial, em idosos previamente sedentários, encontraram-se efeitos similares10, 60. Entretanto, verificou-se que os resultados produzidos pelo Tai Chi Chuan são menores que os das atividades aeróbias padrão, como caminhar; recomendando-se, portanto, que ele deva ser praticado juntamente com exercício regular aeróbio moderado, mais que no lugar do mesmo4.
    Efeitos favoráveis da prática de Tai Chi Chuan também foram observados em pacientes com infarto agudo do miocárdio e em pacientes revascularizados3, 29.

Função ventilatória
    As alterações da respiração verificadas durante a prática dos exercícios do Tai Chi Chuan sugerem melhora na função respiratória27, 63 para as variáveis: freqüência respiratória, ventilação (VE), consumo de oxigênio (VO2) e equivalente ventilatório (VE/VO2).
    Estudo comparando freqüência ventilatória, equivalente ventilatório e taxa de ventilação do espaço morto por volume corrente (VD/VT), durante a prática do Tai Chi Chuan e durante a realização do teste ergométrico submáximo, encontrou diferenças significativas que sugerem maior eficiência da função respiratória no primeiro, possivelmente devido à ênfase dada aos exercícios respiratórios nesta modalidade2.

Força muscular
    Os idosos praticantes de Tai Chi Chuan apresentaram menor perda da força nos membros superiores durante o teste de preensão manual53. O desempenho manual manteve significância mesmo quando um grupo de praticantes de Tai Chi Chuan foi comparado com outras modalidades tradicionais59. Melhoras significativas também foram verificadas para a força dos músculos extensores e flexores dos joelhos de praticantes de Tai Chi Chuan em relação a grupo controle26 e para o pico de torque extensor do joelho, no protocolo concêntrico e excêntrico28, reforçando a teoria de que o treinamento de Tai Chi Chuan em idosos pode aumentar a força e a resistência muscular dos extensores dos joelhos.

Equilíbrio e quedas
    O Tai Chi Chuan leva a ganho em força, coordenação e flexibilidade, resultando em menor incidência de quedas em pessoas idosas17, 37, 41, 45, 55.
    Entretanto, o treinamento isolado de equilíbrio não mostrou reduzir o risco de quedas, enquanto intervenção focalizando múltiplos fatores de risco produziu proteção significativa contra quedas50. Este achado sugere que o benefício do Tai Chi Chuan envolve outros mecanismos, além da simples melhora no equilíbrio, dentre eles a redução do medo de queda53, o treinamento dos reflexos neuromusculares51, o fortalecimento dos grupos musculares associados36, a diminuição das oscilações46 e a melhora da flexibilidade16.

 

Dia Mundial do Tai Chi no Parque da Cidade em Brasíla

Osteoartrite e artrite reumatóide
    O Tai Chi Chuan demonstrou ser seguro para os praticantes com artrite reumatóide. Foram observadas melhoras no edema e dor articular, no tempo de caminhar e na força de preensão manual, não havendo deterioração clínica nestes pacientes quando comparados ao grupo controle. Não há sugestão de que o Tai Chi Chuan possa diminuir a deterioração da cartilagem e do osso, mas que aja como terapia adjuvante para o tratamento médico21.
    Os movimentos do Tai Chi Chuan satisfazem as regras básicas de reabilitação para pacientes com osteoartrite. Eles são fáceis de aprender, requerem o uso das articulações maiores do corpo, servindo como uma atividade de baixo impacto e baixo risco, capaz de promover melhora na auto-eficácia, qualidade de vida e mobilidade funcional em idosos com osteoartrite. O início precoce de exercícios de baixo impacto no curso da osteoartrite pode diminuir a severidade da dor e da disfunção articular, assim como os efeitos deletérios secundários na força e equilíbrio15, 36.

Benefícios psicológicos
    Os indivíduos praticantes de Tai Chi Chuan demonstraram aumento da confiança no equilíbrio e na realização dos movimentos. Entre os efeitos notados nas atividades da vida diária estavam: aumento da percepção do corpo e de diferentes facetas do bem-estar, redução do estresse, fazer coisas que achavam que não podiam fazer, sensação de vigor e força, melhor coordenação e equilíbrio, diminuição da ansiedade e percepção da dor, aumento da atenção, da confiança e do relaxamento, melhor desempenho mental e senso de realização23, 46, 48, 53.

Contra-indicações
    Embora a maior parte dos estudos revistos mostre os benefícios do Tai Chi Chuan, verificou-se que nem todos os indivíduos se beneficiam com esta prática, havendo também situações em que a mesma é contra-indicada, tais como em indivíduos com diagnóstico de angina, arritmia ventricular ou ambos. Assim é necessária avaliação inicial para determinar a tolerância do indivíduo cardiopata ao exercício e outras possíveis contra-indicações14.

Conclusão
    Os trabalhos revistos mostram que o exercício do Tai Chi Chuan é benéfico na função cardiorrespiratória, controle mental, flexibilidade e controle do equilíbrio em idosos. Ele melhora a força muscular e reduz o risco de quedas neste grupo etário13,20,42.
    Embora a maioria dos estudos tenha sido bem desenhada, dois fatores foram sistematicamente omitidos ou apenas parcialmente contemplados: o programa de treinamento e o controle das variáveis de confundimento.
    Com relação ao programa de treinamento, apesar de haver trabalhos reconhecendo que o Tai Chi Chuan é uma modalidade bastante heterogênea54, é comum a omissão da especificação do tipo de técnica utilizada pelo pesquisador. Grande parte dos estudos refere ter utilizado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan. Entretanto, de acordo com os trabalhos revistos30,34,35,61, existem dezenas de variações dentro deste estilo e esta mesma variação está presente também dentro dos outros estilos40, 56. A simples menção do estilo e a não inclusão do programa de exercício, bem como os dados relativos à intensidade e nível de complexidade das práticas, gera um importante viés de aferição43, dificultando a comparação e a discussão dos resultados de um trabalho por outros pesquisadores e inviabilizando a sua replicação.
    Portanto, estudos relacionados à Metodologia de Ensino do Tai Chi Chuan, que discutam o planejamento e padronização da prática, fazem-se necessários para permitir essa interlocução entre os diversos autores.
    Há também outros fatores como história pregressa individual, ocupação, gênero, idade, motivação, uso de medicações, presença de contra-indicações ou de doença crônica, dentre outros, que podem contribuir para os achados dos estudos apresentados ou interferir nos resultados encontrados, necessitando ser considerados em próximos trabalhos a fim de que se evite o viés de confundimento43.
    Portanto, mais pesquisas são necessárias para explorar estas áreas, devendo ser realizados estudos longitudinais para confirmar os efeitos do treinamento de longa duração do Tai Chi Chuan.

Profa. Lucy Gomes*
lucygomes@agenciacomunica.com.br  

Diretora do Mestrado em Gerontologia,
Universidade Católica de Brasília (UCB)
Profa. do Mestrado em Educação Física,
UCB. Profa. Titular de Clínica Médica,
Universidade de Brasília (aposentada).





Prof. Márcio de Moura Pereira**
mmourap@hotmail.com  

Prof. de Educação Física (UnB).
Especialista em Atividades Físicas Terapêuticas (UnB).
Mestrando em Educação Física (UCB).

Prof. de Tai Chi Chuan e Ioga




Prof. Luís Otávio Teles Assumpção***
(Brasil) 

Prof. do Mestrado em Educação Física, UCB.